Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. Este tipo de doenças causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora.
Os sintomas, gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.
O termo “esclerose múltipla” se refere a várias áreas de cicatrização (esclerose) resultantes da destruição dos tecidos que envolvem os nervos (bainha da mielina). Essa destruição denomina-se desmielinização. Às vezes, as fibras nervosas que enviam mensagens (axônio) também são afetadas. Com o tempo, o cérebro pode encolher, pois os axônios são destruídos.
Nos Estados Unidos, aproximadamente 400 mil pessoas, principalmente adultos jovens, têm esclerose múltipla. Cerca de 10.000 novos casos são diagnosticados a cada ano.
Mundialmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas apresentam esclerose múltipla.
Segundo os médicos, a causa da esclerose múltipla é desconhecida. O que se sabe é que a doença ataca as bainhas de mielina, que são espécies de “capas” dos neurônios – sem essa proteção, os impulsos começam a passar em uma velocidade mais lenta.
Mais comumente, a esclerose múltipla começa entre os 20 e 40 anos de idade, mas pode começar a qualquer momento entre os 15 e 60 anos de idade. De certa forma, ela é mais comum em mulheres. A esclerose múltipla é incomum em crianças.
A maioria das pessoas com esclerose múltipla tem períodos de saúde relativamente boa (remissões), alternando com períodos de piora nos sintomas (surtos ou recaídas). As recaídas podem ser moderadas ou debilitantes. A recuperação durante a remissão é boa, porém muitas vezes incompleta. Assim, a esclerose múltipla piora lentamente ao longo do tempo.
(fonte: Instituto Vidas Raras)
Fique atento aos sinais!
Entre em contato com a Clínica Viver e saiba mais.
Unidade Campinas:
Rua Camargo Paes, 776 – Guanabara
Fone 01:(019) 2512.6989
Fone 02: (019) 2511.6989
Whatsapp: (019) 99810.1822
contato@desospitalize-se.com.br
Unidade São Paulo:
Rua Marselhesa, 658 – Vila Mariana
Fone 01: (011) 2364.4376
Whatsapp: (011) 97083.1503
cuidadoaopaciente@desospitalize-se.com.br
www.clica-viver.com